sábado, 17 de setembro de 2011

Tartaruga-marinha debilitada aparece em Ilhabela

Hoje pela manhã uma tartaruga-marinha da espécie Chelonia mydas popularmente conhecida como tartaruga-verde foi encontrada pelo biólogo e mergulhador Prof. Filipe Lott na praia da Ilha das Cabras em Ilhabela. Segundo Prof. Filipe o animal apresentava dificuldade para nadar e se mostrava muito debilitada quando foi removida do mar e levada para a operadora de mergulho Colonial Dive, onde permaneceu até a chegada do resgate.



A tartaruga recebeu os primeiros cuidados da veterinária Marcela de Oliveira do Instituto Ilhabela Pró-Marinho. O exemplar é um juvenil, que mede 41,5cm de comprimento e pesa 5,750kg. O animal apresenta avançada perda de peso, muito provavelmente ocasionado pela ingestão de lixo presente no mar.  

O animal foi encaminhado para o Aquário do Guarujá- AcquaMundo onde receberá o tratamento completo.
A tartaruga-verde é uma espécie considerada em perigo de extinção segundo dados da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Possui hábitos costeiros e raramente são vistas em alto-mar. Pode chegar a medir até 143cm de comprimento e a pesar até 200kg.

A composição de sua dieta varia de acordo com seu ciclo de vida, os filhotes são considerados onívoros, com tendências carnívoras se alimentando em maior proporção de peixes e em menor proporção de algas marinhas. Se tornam basicamente herbívoras (se alimentando de algas) a partir de 25-35cm de comprimento de casco.

Ao encontrar um animal marinho debilitado na praia entre em contato com o Instituto Ilhabela Pró-Marinho 12 7813 5484 / 12 9613 5130 ou com o Corpo de Bombeiros 193


Confira o registro da tartaruga na Ilha
Tartaruga marinha encontrada em Ilhabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário