quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campanha: Encontrei um pinguim na praia. O que fazer?

O pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma espécie de ave marinha que se reproduz na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile. Realiza anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil em busca de alimento. Essa espécie enfrenta sérias ameaças e encontra-se atualmente em declínio populacional, tendo como principais causas a redução na abundância de presas devido à pesca comercial, destruição do habitat, turismo desordenado, mudanças climáticas, contaminação por óleo, poluição marinha, captura incidental na pesca e entre outras ameaças.


ENCONTROU UM PINGÜIM NA PRAIA?

Verifique se o animal está ativo (em pé, nadando ou andando), e entre em contato com a instituição especializada imediatamente e informe local, data, hora e se possui anilha (tente anotar o número da anilha se possível).
Caso o pingüim esteja debilitado com sinais de fraqueza, desnutrição ou sujo de óleo entre em contato com profissionais capacitados para realizar o resgate. Caso isso não seja possível siga os passos a seguir:

1 – Segure o pingüim com muito cuidado para ele não bicar os seus olhos, recomenda-se o uso de uma toalha para pegar o animal.  Segure firme com a mão direita atrás da cabeça e com a mão esquerda apóie a barriga. Tome cuidado com as nadadeiras.


2 – Coloque o pingüim em uma caixa de papelão forrada com jornal e aguarde o resgate do animal ou encaminhe para o atendimento mais próximo




NUNCA COLOQUE O PINGUIM EM CONTATO COM GELO OU DENTRO DA GELADEIRA!

NUNCA TENTE ALIMENTÁ-LO!
Os pingüins - de - magalhães são animais que não suportam temperaturas muito baixas! E quando eles chegam na praia podem estar com hipotermia (temperatura abaixo do normal), desnutrição e desidratação. Por isso é fundamental que o resgate seja rápido e eficiente. Seguindo essas dicas você poderá ajudar a salvar um pingüim.

Instituições de apoio:
                                             
INSTITUTO ILHABELA PRÓ - MARINHO
12 7813 5484

INSTITUTO ARGONAUTA
12 3833 4863
contato@institutoargonauta.org

AQUÁRIO DE UBATUBA
12 3832 1382


CORPO DE BOMBEIROS
193

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DE SÃO SEBASTIÃO
12 3862 0628

Nenhum comentário:

Postar um comentário